The 5 Kleshas



Antes de adentrarmos no livro “Conversando com Deus” de Neale Donald Walsch,

Vamos dar uma olhada nas 5 Causas do Sofrimento segundo a Vedanta, uma das escolas da filosofia Hindu.

The Five Kleshas (que pode ser traduzido do Sanskrit para Aflição):

1 – Ignorância - Não conhecer a verdadeira natureza da Realidade - Não saber o que EU é.

2 – Ego - Identificação com um falso senso de identidade.

3 – Apego - Agarrar-se a algo que não pode ser agarrado por estar em incessante atividade/movimento. (objetos, desejos, situações etc.).

4 – Repulsa – ou Aversão. É o contrário do Apego, repulsa aquilo que sente medo, resiste, tenta fugir, causando sofrimento.

5 – Medo da morte.

 

A boa notícia é que se trabalharmos na primeira causa do sofrimento, as outras 4 irão se dissolvendo por si só, no fluxo, pois todas as outras causas estão contidas dentro da ignorância sobre a nossa verdadeira natureza.

E uma vez que nos relembramos da nossa verdadeira identidade como um espírito puro,

Passamos a não mais nos identificarmos com esse falso EU.

Nos libertamos dos nossos apegos, pois passamos a compreender que o Universo é impermanente e tudo tem um começo, meio e fim.

Não mais fugimos dos nossos medos, pois nos libertamos da ilusão e compreendemos que eles não podem causar danos ao nosso verdadeiro EU.

E por fim nos libertamos do medo da morte ao compreender que essa existência é apenas um parêntese na eternidade, e a morte é apenas uma transição entre uma expressão e outra do nosso espírito.

.

Agora, a parte mais deliciosa disso tudo...

Você deve estar se perguntando,

Entendi, mas como trabalhar na primeira causa do sofrimento?

 

Meditação.

Para transcender o primeiro Klesha, e portanto, os 4 restantes, Patanjali dá a seguinte orientação nos Sutras 10-11: “As causas súbitas do sofrimento são destruídas quando a mente se funde de volta ao não manifesto. Os efeitos grosseiros (gross) do sofrimento são descartados por meio da meditação.”

E aqui eu traduzo o que Deepak Chopra explica de maneira simples e profunda:

“A meditação é a chave que destranca a prisão do sofrimento, retornando o Ser ao estado de conhecimento de quem se é. Você se conecta de volta ao campo da consciência pura, e ao fazer isso, levanta o véu do egoísmo, elimina a necessidade do apego e aversão e dispersa o medo da sua própria mortalidade.

A meditação também cria o espaço, a consciência do testemunho, que permite você observar os Kleshas conforme eles surgem em sua consciência. Vendo os Kleshas pela ilusão que eles são, você se liberta de seus controles.”

Comentários

Postagens mais visitadas